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Notícia

Umami: o gosto que faz a diferença na cozinha profissional

novembro/2021

Embaixadores do Portal Meu Negócio, da Ajinomoto do Brasil, Dayse Paparoto e Diego Gimenez quebram tabus sobre o uso do MSG

São Paulo, novembro de 2021 – O umami, quinto gosto básico do paladar humano, foi descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. A descoberta resultou na criação do Grupo Ajinomoto, que produz o glutamato monossódico (MSG), conhecido popularmente como AJI-NO-MOTO®, principal ingrediente que confere o quinto gosto. Desde então, o MSG é utilizado como intensificador de sabor na preparação dos mais variados pratos ao redor do mundo, chegando muitas vezes a contribuir para a redução de sódio. Isso porque o ingrediente possui apenas 1/3 da quantidade de sódio encontrada no sal de cozinha.

Para ajudar a desvendar os mistérios em torno do glutamato monossódico, a Ajinomoto do Brasil escalou quem o usa na prática: os chefs de cozinha e ex-participantes de dois famosos reality shows de gastronomia, Dayse Paparoto e Diego Gimenez. Os profissionais, que são embaixadores do Portal Meu Negócio e parceiros da Ajinomoto® Food Service, área da empresa voltada à alimentação fora do lar, compartilham diariamente conhecimentos sobre o uso dos produtos e seus benefícios. “Tem sido uma experiência muito boa passar um pouco do que eu sei e aumentar a segurança das pessoas em relação aos produtos da Ajinomoto, destacando sempre que cada um tem sua função e sabor específico”, afirmou Dayse Paparoto.

“Sempre me perguntam sobre o MSG e todos os dias eu convenço as pessoas de que as críticas que fazem sobre ele não passam de mitos. Algumas vezes é difícil desmitificar a percepção que foi criada sobre o produto, mas graças a confiança que elas têm no meu trabalho, acaba ficando mais fácil. Destaco sempre que o sabor que o AJI-NO-MOTO® traz é fantástico, com ele consigo colocar o gosto umami em tudo”, reforça Diego Gimenez.

A produção do glutamato monossódico é feita a partir da fermentação da cana-de-açúcar no Brasil, em um processo muito semelhante ao modo como o queijo, o iogurte e o vinho são produzidos. O MSG é feito de substâncias naturais e seu processo produtivo é marcado por um ciclo de biointegração, pois seus coprodutos podem ser devolvidos ao solo na forma de fertilizantes.

“Eu já conhecia o glutamato monossódico e inclusive uso em diversos pratos do meu dia a dia no restaurante. Pra mim, ele traz um toque especial, dá aquela realçada que é o que nos faz ver o prato de forma diferente, sempre gostei”, destaca a chef Dayse.

“Acredito que uma das maiores descobertas que a parceria com a Ajinomoto do Brasil me trouxe foi o quanto é grande a variedade de insumos que a empresa oferece, e o tanto que eles estão aqui para ajudar e simplificar nosso dia a dia, trazendo agilidade, padronização do preparo e, claro, muito sabor”, destaca Diego Gimenez, que também já conhecia o MSG, mas recorria a alimentos naturalmente ricos em umami, como tomate e cogumelos.

 

Sobre a área de Food Service

A área oferece um mix de produtos versáteis e práticos de alta performance em rendimento e rentabilidade, destinados a estabelecimentos voltados à alimentação fora do lar, como restaurantes, bares, hotéis e padarias. Entre os produtos estão o realçador de sabor AJI-NO-MOTO®, os temperos HONDASHI®, SABOR A MI®, AJI-SAL®, Tempero e Caldo SAZÓN® Profissional, Mistura Completa para Milanesa Ajinomoto®, molhos branco bechamel e escuro demi-glace, amaciante de carne, molho e extrato de tomate, creme de cebola, SATIS!® molho shoyu, azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e azeite de oliva tipo único TERRANO™  (os três últimos também estão disponíveis para o varejo), condimento preparado HARMONIX-F® e purê de batatas instantâneo. Confira o portfólio completo de produtos, dicas de receitas para variar seu cardápio e outras soluções no site www.ajinomotofoodservice.com.br.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

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