Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Dia Mundial da Hipertensão Arterial: entenda a importância da redução do sódio na alimentação

maio/2024

São Paulo, maio de 2024 – O consumo de sal entre os brasileiros é equivalente ao dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem se tornado uma preocupação de ordem pública. Esse hábito pode gerar consequências, como a hipertensão arterial, condição que afeta mais de 32% da população adulta do Brasil – aproximadamente 36 milhões de pessoas, conforme dados do Ministério da Saúde de 2022.

Embora a hipertensão muitas vezes tenha base genética, o estilo de vida também desempenha um papel significativo no desenvolvimento dessa condição. Fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, níveis elevados de colesterol, estresse e sedentarismo podem contribuir para o aumento da pressão arterial.

No entanto, vale ressaltar que a doença pode ser prevenida e controlada de diversas formas. Uma das abordagens mais eficazes é a adoção de uma dieta equilibrada, o que inclui a redução do consumo de sal de cozinha.

A fim de contribuir no combate à hipertensão, a Ajinomoto do Brasil, referência em aminoácidos e proprietária de marcas como SAZÓN®, MID® e VONO®, estabeleceu uma Política de Nutrição que visa melhorar as condições nutricionais dos produtos, reduzindo substâncias como o sódio e fornecendo conhecimento nutricional para que as pessoas façam melhores escolhas. Além disso, a empresa está revisando e ajustando as mais de 5 mil receitas disponíveis no seu banco de dados, resultando na remoção, até o momento, de 24kg de sal e deixando de recomendar o consumo de mais de 500 toneladas, considerando o número de acessos às receitas.

“Reduzir pela metade a quantidade de sal usada na preparação de uma receita e/ou alimento, e completar a outra metade com MSG, ajuda a reduzir o teor de sódio em até 37%. Isso ocorre porque, além de realçar o umami, quinto gosto do paladar humano, 1g de glutamato monossódico contém apenas 123mg de sódio, enquanto a mesma quantidade de sal possui 388mg”, afirma Mariana Rosa, nutricionista e gerente de Comunicação Científica da Ajinomoto do Brasil.

O uso do glutamato monossódico pode auxiliar ainda na manutenção de uma ingestão equilibrada de sódio, dentro de uma dieta balanceada, trazendo benefícios. E segundo entidades como JECFA (Comitê misto de peritos em aditivos alimentares da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e Organização Mundial da Saúde), FDA (Agência Regulatória para alimentos, medicamentos e cosméticos dos EUA) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há uma restrição estabelecida para o consumo de MSG em alimentos.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: