Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Dia do Amigo: como presentear com comidinhas caseiras

julho/2021

Julho de 2021 – Hoje, dia 20, é comemorado o Dia do Amigo. Mas com as restrições de isolamento e distanciamento social impostos para combater a pandemia do coronavírus, reencontrar as amizades ainda não é recomendado.

Ainda assim, presentear as pessoas queridas, mesmo que à distância, pode ser uma ótima opção para demonstrar toda admiração e carinho. “É um dia para lembrar com amor aquela pessoa que está sempre ao seu lado. E se você for o chef da turma, por que não preparar uma receita especial e enviar por delivery? ”, comenta a nutricionista do Comitê Umami, Graciela Vargas.

Para entrar no clima da data, Graciela separou uma receita de queijadinha que rende 25 porções e pode ser enviada para muitas pessoas. “O queijo parmesão presente na preparação é um alimento umami – o quinto gosto do paladar humano –, que realça os ingredientes e destaca o sabor caraterístico da queijadinha. Cozinhar é uma das maneiras mais encantadoras de afeto, com certeza seu amigo vai perceber o quanto a amizade de vocês é especial! ”, finaliza.

Veja o modo de preparo:

Queijadinha

Ingredientes
3 ovos
1 lata de leite condensado
meia xícara (chá) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
200 g de coco seco ralado

Modo de Preparo
Em uma tigela, coloque as gemas previamente passadas pela peneira, as claras e bata com o auxílio de um batedor de arame (fouet) por cerca de 30 segundos. Junte o leite condensado e a manteiga, e misture bem. Adicione a farinha de trigo, o queijo ralado e o coco, aos poucos, mexendo até ficar homogêneo.
Forre fôrmas de empada (6 cm de diâmetro) com forminhas de papel e distribua a massa. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos, ou até dourar.
Retire do forno e sirva quentes ou frias.

Tempo de preparo: 20 minutos (+ 35 minutos de forno).
Rendimento: 25 unidades

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: