Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Conheça 2 maneiras de preparar cogumelos e aproveitar a deliciosidade do alimento

outubro/2021

Outubro de 2021 – Os cogumelos comestíveis são consumidos em diferentes culinárias ao redor do mundo, proporcionando um sabor incrível na comida. Além disso, a escolha pelo alimento está atrelada aos benefícios para a saúde, pois, é altamente nutritivo, com baixo teor calórico e rico em fibras e minerais.

No Brasil é possível encontrar espécies silvestres, mas os que estão mais presentes na cozinha dos brasileiros são: Cogumelo-de-paris (A. bisporus), Shiitake (L. edodes) e Shimeji (Pleurotus spp) – de origem asiática e europeia.

O que torna os cogumelos tão atrativos para a gastronomia?

A chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, conta que, além do fácil preparo, os cogumelos harmonizados com outros ingredientes tornam diversos pratos irresistíveis, tanto pelo gosto quanto pelo visual.

“Os cogumelos shiitake e shimeji são ricos em proteínas e conferem umami, o quinto gosto básico do paladar humano, que ajuda a realçar todos os outros gostos presentes na refeição, proporcionando uma sensação agradável ao paladar”, ressalta a chef.

Lisiane destaca que os cogumelos combinam com diversas categorias de alimentos e ensina como aproveitá-los melhor na composição dos pratos, com duas receitas deliciosas: cogumelos recheados com queijo e espaguete com cogumelos.   

Confira o modo de preparo de cada receita:

COGUMELOS RECHEADOS COM QUEIJO

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)

1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas (100 g)

3 colheres (sopa) de tomate seco picado

meia xícara (chá) de queijo tipo gouda picado (60 g)

1 colher (sopa) de salsa picada (5 g)

meia colher (chá) de sal (2,5 g)

20 cogumelos-de-paris grandes, sem os talos (400 g)

 

MODO DE PREPARO

Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar. Retire do fogo, transfira para uma tigela e junte o tomate seco, o queijo, a salsa e o sal. Misture bem e reserve.
Retire a parte interna dos cogumelos e disponha-os em uma fôrma untada. Recheie com a mistura reservada e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 5 minutos, ou até o queijo derreter.
Retire do forno e sirva em seguida.
Tempo de preparo: 20 minutos (+ 10 minutos de forno)

Rendimento: 6 porções

 

ESPAGUETE COM COGUMELOS

INGREDIENTES

1 pedaço de 7 cm de alga kombu

1 xícara (chá) de água (200 ml)

2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)

1 cebola média cortada em tiras finas (150 g)

300 g de cogumelos shimeji

300 g de cogumelos shiitake

2 colheres (sopa) de molho shoyu (30 ml)

500 g de espaguete cozido “al dente”

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, gelada (45 g)

4 colheres (sopa) de flocos de peixe bonito (katsuobushi)

2 colheres (sopa) de alga nori cortada em tiras finas

 

MODO DE PREPARO

Em uma tigela, coloque a alga kombu de molho na água por 10 minutos. Transfira para uma panela pequena e leve ao fogo baixo por 20 minutos, tendo o cuidado para não deixar ferver. Retire do fogo e reserve.
Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e refogue por 1 minuto, ou até ficar transparente.
Adicione os cogumelos e refogue-os por 5 minutos ou até começarem a murchar. Acrescente o caldo de alga kombu reservado e o molho shoyu. Cozinhe por 3 minutos, para que os cogumelos soltem seu sabor natural.
Retire do fogo, junte a manteiga e mexa até derreter. Acrescente o espaguete cozido e misture até envolver o macarrão pelo molho.
Distribua o katsuobushi e o nori por cima, e sirva em seguida.
Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar. Retire do fogo, transfira para uma tigela e junte o tomate seco, o queijo, a salsa e o sal. Misture bem e reserve.
Retire a parte interna dos cogumelos e disponha-os em uma fôrma untada. Recheie com a mistura reservada e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 5 minutos, ou até o queijo derreter.
Retire do forno e sirva em seguida.
Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 4 porções

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: