Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Auxílio ao sistema imunológico e controle do colesterol ruim são alguns dos benefícios do sushi à saúde

novembro/2021

Rico em vitaminas e nutrientes, o alimento milenar da culinária asiática se popularizou no Japão há mais de 200 anos

Outubro de 2021 – É difícil resistir à deliciosidade do sushi, principalmente quando sabemos que o famoso prato da culinária japonesa promove tantos benefícios à saúde. As propriedades encontradas na iguaria podem contribuir no equilíbrio hormonal, melhora no sistema imunológico, aumento do metabolismo, redução do colesterol “ruim” e na capacidade de baixar a pressão arterial.

A combinação do peixe com o arroz aconteceu em torno do ano 700 d.C., pela necessidade em armazenar o peixe cru. Porém, o formato que consumimos foi criado pelas mãos do cozinheiro japonês Hanaya Yohei, em 1824. Após a popularização do alimento, a alga marinha foi acrescentada à receita.

A nutricionista Graciela Vargas, do Comitê Umami – organização responsável pela divulgação do quinto gosto –, explica que as algas marinhas, que envolvem o sushi, absorvem do mar altas quantidades de minerais, por isso, trazem saudabilidade ao alimento.

“Com forte presença na gastronomia asiática, as algas são ricas em vitaminas e auxiliam no bom desempenho do organismo, criando células e fortalecendo a saúde. A Kombu é uma das algas que mais confere o gosto umami, ajudando no aumento da produção de cálcio e em melhoria nos sistemas digestivo e intestinal”, conta a nutricionista.

Essas algas possuem vitaminas com diferentes funções à saúde e atuam auxiliando na prevenção e no controle de doenças. “A vitamina K ajuda a manter o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, bem como as vitaminas A, C, E e B12 contribuem no aumento da imunidade, são antioxidantes, ajudam nas reações metabólicas e melhoram a cicatrização”, completa Graciela.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

 

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: