Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Agosto dourado: Você sabia que o leite materno é umami e ainda pode ajudar na saúde intestinal do bebê?

agosto/2022

Créditos: Pexels

A fase da amamentação além de estreitar laços de mãe e filho, é fundamental para a saúde do recém-nascido

 

São Paulo, agosto de 2022 – Muito mais do que proporcionar um vínculo afetivo entre mãe e bebê, a fase de amamentação pode contribuir para o desenvolvimento da  criança durante toda a vida, pois protege a saúde do recém-nascido a longo prazo. Ao ingerir o leite materno, o bebê ganha uma refeição completa, cheia de nutrientes, capaz de auxiliar e combater cólicas e doenças alérgicas, além de estimular e fortalecer a arcada dentária.

O que poucos sabem é que o leite materno é umami. Conhecido como o quinto gosto do paladar humano, o umami está ao lado do doce, azedo, salgado, amargo, e os bebês podem sentir esse gosto logo nos primeiros momentos da amamentação.

Segundo a doutora em Ciência de Alimentos pela Unicamp e consultora do Comitê Umami, Hellen Maluly, o leite materno é rico em glutamato, principal responsável por proporcionar o gosto umami. “O leite possui de 168 mg a 190 mg de glutamato em cada 100g do alimento. Esse aminoácido contribui para a saúde intestinal do bebê, pois é um substrato para o desenvolvimento das células do intestino, os enterócitos, e pode auxiliar na integridade do órgão”, explica.

Um intestino íntegro pode melhorar o processo de absorção de outros nutrientes, além de resguardar a microbiota, que protege o nosso organismo contra patógenos. “Por isso, a importância da amamentação nos primeiros seis meses até o primeiro ano de vida, pois o leite materno ainda é considerado o principal alimento dos bebês”, complementa Hellen.

Ao pensar na saúde integral do bebê e da mãe, o mês Agosto Dourado simboliza o incentivo e a conscientização da amamentação. A cor dourada faz referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Isso significa que o aumento da taxa de amamentação no mundo pode ajudar a salvar a vida de muitas crianças, que estarão mais sadias também na fase da vida adulta.

Para as mães, os benefícios da amamentação são muitos: reduz o sangramento após o parto ao produzir ocitocina, além de diminuir a incidência de câncer de mama e ovário.

Com relação à saúde do bebê, Hellen ainda destaca que o contato inicial com o quinto gosto por meio do leite materno pode ajudar no desenvolvimento de uma gustação diferenciada, mas ressalta que a variabilidade no paladar deve continuar após esse período, para evitar a monotonia alimentar.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: