Not support Recaptcha
Pular navegação
Gastronomia

Benefícios dos Chás

Conheça quais são as propriedades medicinais dos principais tipos encontrados no Brasil e desfrute de todos os benefícios dos chás.

A segunda bebida mais consumida no mundo faz sucesso em versões quentes e geladas, no café da manhã, da tarde e também antes de dormir. O chá só perde para água na preferência da humanidade e há um bom motivo para isso: além de delicioso, ele possui alguns nutrientes que fazem muito bem para o organismo e contribuem para a saúde.

Países como Índia, Paquistão, Marrocos e Reino Unido são os campeões quando se trata de apreciar essa bebida, e foi Confúcio, um líder chinês do século VI a.C., quem disseminou a cultura de bebê-lo e apreciá-lo. Aqui no Brasil ele também faz muito sucesso.

Tecnicamente, no entanto, nem tudo pode ser chamado de chá. Chás são apenas aqueles derivados da planta Camellia Sinensis, ou seja, os chás verdes (alguns deles umami!), brancos e pretos. As outras bebidas feitas com diferentes frutos e folhas (como a camomila, a erva cidreira, etc.), a rigor devem ser denominadas apenas de “infusões”. Mas isso não impede que nós continuemos chamando essas outras bebidas de chás, uma vez que já as incorporamos à nossa cultura com esse nome.

Agora que você já conhece as principais características dessa bebida tão gostosa, que tal aprender um pouco como cada uma pode beneficiar seu organismo? Lembrando que nenhuma dessas preparações substitui a visita ao médico e o uso de remédios. Elas são apenas aliadas da sua saúde e devem ser consumidas com moderação. Confira:

– Chá verde: além de alguns serem umami, o chá verde tem m um gosto bem característico, possui flavonoides, poderosos antioxidantes (que podem ajudar quem tem problemas cardíacos) e catequinas (que auxiliam a manter as artérias do coração dilatadas e relaxadas). A lista de benefícios é longa: estudos apontam que ele é capaz de estimular enzimas, promovendo a quebra de gorduras, acelerar o metabolismo, proteger contra o colesterol, melhorar o humor e facilitar a digestão. Ele também contém quantidades expressivas de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, K, B1 e B2, nutrientes muito importantes para o organismo.

– Chá de erva-doce: essa herbácea aromática pode ajudar muito quando o problema é com a digestão, como inchaços e gases, por exemplo. Além disso, por conter potássio, esse chá é capaz de reduzir a pressão e o ritmo dos batimentos cardíacos. Estudos também sugerem eficácia para tratar pacientes com câncer que necessitam de um efeito calmante.

– Chá-mate: ele encabeça a lista de queridinhos do brasileiro. É um dos aliados no combate ao colesterol, já que contém substâncias com efeitos anti-inflamatórios. Os diabéticos também podem contar com o auxílio da bebida para diminuir a quantidade de glicose no sangue. As altas quantidades de vitamina B1 ajudam o corpo a captar energias nas células, principalmente nos neurônios, contribuindo para o bom funcionamento do cérebro.

– Chá de hibisco: esse é capaz de fazer com que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e dos quadris, acredita? Pesquisas apontam que a ação de antioxidantes reduza esse depósito de gordura. Ele também ajuda a baixar a pressão arterial, controla o colesterol e tem ação diurética.

– Chá branco: a ação antioxidante é o destaque dessa bebida. As catequinas são substâncias muito presentes nesse chá, que podem ser aliadas no combate ao câncer, às doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas. Além disso, ele é capaz de contribuir para o bom humor! Isso porque possui um aminoácido (chamado L-teanina), que estimula os neurotransmissores responsáveis por dar sensação de bem-estar.

 

Dica: para dar um gostinho a mais na preparação desses chás, que tal acrescentar um pouco de leite e dar um toque inglês à sua bebida? Fica uma delícia!

Compartilhar

Artigos relacionados

Veja todos os artigos